Na última quarta - feira, tivemos uma triste notícia, que foi a brusca queda sofrida pela nossa Petrobrás no ranking anual da revista Forbes, que reúne as 2.000 maiores companhias do mundo. A petroleira, que em 2012 ocupou o 10º lugar, despencou para a 416ª colocação da lista ( quase 400 posições perdidas - UAU!!! ), que é publicada pela Forbes anualmente.
Tudo isso é reflexo das investigações sobre corrupção que envolvem a empresa. Devido a todas as irregularidades que são reveladas dia após dia, a empresa está perdendo credibilidade no mercado, se tornando menos atraente para os investidores.
Este mal momento vivido pela estatal vem tendo forte influência negativa na economia brasileira. Grande responsável pelo desempenho da Bovespa, a Petrobrás vem caindo no mercado e, juntamente com ela, a Bolsa de valores de São Paulo, trazendo assim desvalorização do real e, consequentemente, prejuízos à nossa economia.
Todo esse turbilhão pelo qual a Petrobrás está passando é resultado da falta de honestidade de todos aqueles que se envolveram nos negócios da petroleira desde 1997, ano em que, segundo o delator da CPI Alberto Yousseff, as irregularidades começaram a acontecer e foram maquiadas durante um bom tempo. Se essa ocultação dos fatos não tivesse ocorrido, ou as investigações tivessem sido iniciadas logo nas primeiras suspeitas, talvez hoje as coisas poderiam estar melhores.
É necessário que os fatos sejam investigados e apurados a fundo e que sejam punidos TODOS os envolvidos nesse massacre feito a Petrobrás, que é um patrimônio importantíssimo do país e deve ser tratado como tal, tendo de volta a sua credibilidade e a sua grandeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário